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    O ensino religioso, no São Francisco, é parte integrante da formação básica do cidadão, constituindo-se como disciplina dos horários normais de aula, assegurando-se o respeito à diversidade cultural e religiosa. Lembramos, no entanto, que o São Francisco é uma instituição confessionalmente católica, franciscana e tem sua identidade como ponto inegociável.

NOTÍCIAS

Colégio São Francisco realiza “bênção dos animais” pelo modo drive-thru

Para homenagear São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) realizou no último sábado, 2, a bênção dos animais. Devido à pandemia, o momento que teve de ser adaptado em 2020 por meio de drive-thru, permaneceu esse ano de 2021 da mesma maneira. No modo adaptado, a família leva o seu bichinho e, sem precisar sair do carro, o animalzinho recebe a bênção do próprio veículo. A Bênção dos animais acontece todos os anos, desde que o Colégio inaugurou em 2004. Os alunos e qualquer pessoas que possui um pet de estimação já aguardam o momento para participarem e levarem seus bichinhos. Para Cláudia Cristiane de Andrade, coordenadora educacional, o evento é importante para manter a tradição da escola, mesmo no modo adaptada, como tem acontecido. “Nós acreditamos que essa relação da criança com os animais faz a diferença na vida delas, por isso, buscamos sempre manter esse vínculo e cuidado com cada criatura que Deus criou. Decidimos mudar o formato para drive-thru em 2020, e ele permaneceu esse ano de 2021, não queríamos deixar de fazer a bênção, pois sabemos que é algo importante para todos”, finalizou. São Francisco de Assis Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade italiano, que dedicou sua vida inteira para servir a Jesus Cristo. O Protetor dos Animais amava a natureza e abriu mão de toda a riqueza de sua família para viver uma vida simples, casta e obediente a Deus.

Novo ensino médio começa a ser implementado a partir de 2022

O novo ensino médio foi aprovado em 2017, por meio da lei n° 13.415 e deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas de todo país a partir de 2022. Segundo o cronograma do Ministério da Educação (MEC) o objetivo é concluir o processo até 2024, onde todos as séries do ensino médio já estarão contempladas com as novas configurações de ensino. A grande novidade prevista para essa etapa da Educação consiste em proporcionar aos alunos a oportunidade de escolher disciplinas com as quais se identifiquem mais, promovendo incentivo às suas aptidões e o aprofundamento dos conteúdos. Com essas novas diretrizes, as escolas precisam começar a se adaptarem às mudanças do novo ensino médio já para o próximo ano letivo. Na capital, o Centro Educacional São Francisco de Assis já está preparado para atender a essas mudanças. O objetivo do colégio é garantir a consolidação do processo de desenvolvimento do conjunto de competências e habilidades, tornando o aluno crítico e autônomo, preparado para o mercado de trabalho e protagonista de sua vida, respeitando suas necessidades e interesses. A coordenadora educacional, Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade, assegurou a capacidade do Cesfa para garantir uma transição segura e eficaz na vida dos estudantes. “Toda a equipe pedagógica já está preparada para o novo ensino médio com a segurança da reputação forte e inquestionável do nosso colégio”, assegurou à coordenadora. Ela explicou que, o Centro Educacional São Francisco de Assis buscou adaptar-se à nova exigência das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu as mudanças necessárias na estrutura do ensino médio. Cláudia Cristiane enfatizou que, o novo ensino médio deve ofertar itinerários formativos aos estudantes, nas quatro áreas de conhecimento, e ainda em disciplinas eletivas. “Itinerário formativo é a parte do currículo que estará disponível para a escolha do estudante. Isso significa, que o aluno poderá escolher em qual área quer aprofundar o seu aprendizado. Com isso, será possível potencializar a formação dos alunos com ações atrativas, criativas e inovadoras”, assegurou a coordenadora. De acordo com o MEC, os Itinerários Formativos, apesar de já começarem a ser apresentados pelas escolas no próximo ano, só passarão a ser obrigatórios a partir de 2023. Para o ex-aluno, João Victor Silva Santos, de 18 anos, o apoio que sentiu no Cesfa na pandemia fez toda a diferença. “Fiz meu último ano de ensino médio na pandemia e mesmo assim, senti muito apoio da parte dos professores, o conteúdo foi bem importante, além disso, temos o LIV que serviu de grande apoio emocional, inclusive, no dia que fui fazer a prova do Enem, utilizei tudo que aprendi no LIV para controlar minhas emoções e consegui passar para a faculdade e curso que tanto queria, Engenharia Mecatrônica na UNB”, destacou. Novo Ensino Médio De acordo com o Ministério da Educação, a proposta do novo ensino médio define que 60% da grade curricular deve ser organizada em torno de disciplinas comuns e 40% em itinerários formativos de aprofundamento, que devem ser escolhidos pelos estudantes conforme os seus interesses e necessidades. As escolhas serão entre disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola e articulam duas ou mais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprofundar os conhecimentos construídos pelos estudantes. Além disso, foi ampliada a carga horária mínima do estudante na escola, de 800 para mil horas anuais.

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