Notícias

Escola de Palmas promove conscientização e debate sobre bullying com especialista em saúde mental
Projeto "Não tem graça" do Cesfa reforça compromisso com ambiente escolar seguro e acolhedor

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto DataSenado revelou que 11% dos quase 60 milhões de alunos matriculados no Brasil em 2023 sofreram algum tipo de violência na escola, totalizando 6,7 milhões de estudantes afetados. Em meio às preocupações crescentes sobre o bullying nas escolas, o Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) em Palmas está conduzindo uma campanha contra essa prática prejudicial. Como parte do projeto "Não tem graça", a escola recebeu nesta terça-feira, 30, a médica psiquiatra Iula Rossoni para um bate-papo com os alunos. Durante o bate-papo, a médica explorou as diversas facetas do bullying, desde suas implicações psicológicas até os transtornos mentais associados, como fobia escolar social, depressão e transtornos alimentares. “É importante entendermos que o bullying é uma responsabilidade de todos. Para isso, a ação de combate deve ser coletiva, envolvendo não apenas a escola, mas também a família e a comunidade”, compartilhou. A aluna Maria Eduarda Cabral da 3ª série do ensino médio, reconhece a importância da conscientização e do apoio às vítimas de bullying e apoia o projeto na escola. "Acho importante essa atitude da escola para ajudar essas pessoas a entenderem os sentimentos. A conscientização e a ação são fundamentais para criar um ambiente onde todos se sintam seguros e respeitados”, disse Maria Eduarda. "Esse projeto é fundamental para nossa escola, pois reconhecemos a importância de enfrentar o bullying de frente. É um compromisso com a segurança emocional e o bem-estar de nossos alunos. Acreditamos que, através desse projeto, podemos criar uma comunidade escolar mais empática e acolhedora, onde todos possam aprender e crescer livremente”, pontuou a diretora do CESFA, Claudia Cristiane de Andrade.


Procissão de Ramos marca preparativos para o domingo de Ramos no Cesfa
Nesta quinta-feira, 21/03, o Centro Educacional São Francisco de Assis vivenciou um momento de fé e reflexão com a realização da procissão de Ramos

Nesta quinta-feira, 21/03, o Centro Educacional São Francisco de Assis vivenciou um momento de fé e reflexão com a realização da procissão de Ramos. O evento, conduzido pelo Frei Lucas de Melo Pires (o.carm), da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, contou com a participação dos estudantes da Ed. Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental. A celebração marca os preparativos para o Domingo de Ramos, que será vivenciado no próximo domingo (24/03), reforçando valores religiosos e promovendo a integração da comunidade educativa do Cesfa.


Alunos do CESFA celebram conquistas em universidades renomadas
quatro alunos do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) conquistaram vagas em instituições renomadas em todo o país.

Na última rodada de aprovações nas universidades, quatro alunos do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) conquistaram vagas em instituições renomadas em todo o país. Lucas Dalcin da Costa passou no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Goiás (UFG), enquanto Joshua Denny Cabral Roque em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Armando Ranier Gusman Galdino dos Santos, em Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Eduarda Nascimento de Jesus Carneiro conquistou o 1º lugar em Artes Visuais, também na UDESC. A diretora do CESFA, Cláudia Cristiane de Andrade, expressou sua satisfação e orgulho pelas realizações dos alunos. "É uma alegria imensa ver nossos estudantes alcançando objetivos tão significativos. Essas aprovações em universidades prestigiadas refletem não apenas a qualidade do ensino oferecido pelo CESFA, mas também o comprometimento e a dedicação excepcionais de nossos alunos. Estamos confiantes de que eles continuarão a brilhar e contribuir de maneira significativa para suas respectivas áreas de estudo”, disse.


Aluno de escola do Tocantins é único medalhista na OBEMEP
O estudante do ensino médio do Cesfa, destacou-se como referência em matemática e ciências, ao conquistar duas medalhas em olimpíadas nacionais

O aluno do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa), Joshua Denny Cabral Roque foi destaque ao conquistar a medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências, além de ser o único medalhista no estado do Tocantins na 18º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas (OBEMEP), sendo medalha de bronze. A OBMEP é uma competição anual de matemática voltada para estudantes do ensino fundamental e médio em escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo estimular o interesse pela matemática, revelar talentos e promover a melhoria do ensino da disciplina. Por outro lado, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição destinada a estudantes do ensino médio e visa incentivar o estudo e o interesse dos alunos nas disciplinas científicas, como Biologia, Física, Química e Astronomia. "É um sentimento indescritível ver todo o esforço recompensado. Acredito que o conhecimento é a chave para desbravar fronteiras e alcançar novos patamares. Agradeço muito aos meus professores que tanto contribuíram para o meu aprendizado”, expressou o aluno. A diretora do Cesfa, Cláudia Cristiane de Andrade, parabenizou Joshua e destacou a importância do investimento na educação. "É uma alegria imensa ver nossos alunos se destacando nacionalmente. Isso reforça nosso compromisso com a qualidade de ensino e o estímulo ao desenvolvimento intelectual dos nossos estudantes”, disse a diretora.


Alunos do CESFA estão entre os primeiros colocados nas aprovações em universidades
O Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA), tem o orgulho de celebrar as conquistas excepcionais dos alunos

O Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA), tem o orgulho de celebrar as conquistas excepcionais dos alunos, que brilharam nas aprovações universitárias, alcançando posições de destaque. Gabriel Ferreira Santos, aluno do CESFA desde 2016 e bolsista integral, conquistou o 1º lugar em Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT) durante seu 3º ano do ensino médio. "A aprovação foi uma bênção, estou muito feliz, uma sensação maravilhosa. Quanta gratidão a Deus”, disse Gabriel. Mateus Barbosa da Silva, aluno do CESFA desde 2010, conquistou o 10º lugar em Direito na UFT. Ele se sente orgulhoso e agradecido pela escola tê-lo moldado como um aluno dedicado e estudioso, alcançando esse patamar extraordinário. “Orgulhoso de mim mesmo por ter chegado tão longe, e agradecido por essa escola que foi peça fundamental”, contou. A aluna Laura Camilo Cáceres também está entre os aprovados, garantindo sua vaga para Jornalismo na UFT. E a aluna Eduarda Nascimento de Jesus Carneiro, conquistou o 5º lugar em Medicina Veterinária na UFNT Araguaína. "Estas histórias de sucesso não apenas enaltecem a competência acadêmica de nossos alunos, mas também refletem o compromisso contínuo do CESFA em fornecer uma educação de qualidade que molda futuros brilhantes. Parabéns a todos os alunos e suas famílias por essa trajetória de sucesso", finalizou a diretora do Cesfa, Cláudia Cristiane de Andrade.


Cesfa oferece 40 bolsas de estudo imediatas; 51 vagas são para cadastro reserva
Inscrições para o Processo Seletivo do Centro Educacional São Francisco de Assis inicia neste sábado, dia 27

O Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) inicia neste sábado, 27, as inscrições para o próximo processo seletivo de bolsas de estudo parcial na instituição. Ao todo são 51 vagas para cadastro reserva e 40 para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio com descontos de 50% nas mensalidades do Colégio. O quantitativo de vagas por série pode ser conferido no link: http://saofranciscopalmas.com.br/ As inscrições do Processo Seletivo para o ano de 2022 segue até o dia 8 de dezembro de 2021. Durante a inscrição o candidato deverá anexar os documentos iniciais, tais como: RG e CPF de todos os integrantes do grupo familiar, comprovante de renda e declaração escolar que informe a série cursada pelo candidato em 2021. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 7 de janeiro de 2022, no endereço eletrônico do CESFA. “O nosso maior foco sempre será nossos alunos, por isso, conceder a bolsa de estudos é o maior incentivo que podemos dar para eles terem uma educação de qualidade e um futuro melhor. Queremos encorajá-los com essa ação”, explicou a coordenadora educacional, Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade.